quinta-feira, 4 de março de 2010

Tiquiri?


Todos nós do norte e nordeste, sabemos o quê é TIQUIRI. Aquele calango que vive dentro das casas, principalmente no interior e nesse lavradão de meu Deus.

Acontece que pesquisei na Internet, nos dicionários que tive acesso e não encontrei o significado da palavra. Apenas uma referência no idioma baré (AM) que existe uma tradução para “gotinha d’água”.

Pois bem, nosso conhecido TIQUIRI é aquele bichinho, que de tanto ficar dentro de casa, acaba sendo confundido como animal doméstico alimenta-se de moscas, mosquitos além de outros insetos. Ele é silencioso, observador e não provoca qualquer dano.

A idéia do blog é a de divulgar idéias, eventos, artes (poesias, músicas regionais, escultura, pintura e artesanato).

Um espaço democrático sem muitas pretensões, mas que para mim é um desafio a mais.

Vamos ver no que vai dar.

Oiran Braga - Jornalista

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de criar um blog, meu amigo Oiran. Penso que todas as pessoas quem têm algo a dizer devem criar o seu espaço, uma vez que os jornais não estão à nossa disposição e nem sempre nos abrem o espaço necessário para nos expressarmos. Num mundo onde pensar é motivo para perseguição, somente criando espaços alternativos para a prática do direito ao livre dizer.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo, conto com os blogueiros mais 'experientes' como você. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. aiiii que máximo... estive recentemente em Boa Vista - RR e pude vê-los de pertinho... tirei muitas fotos dos tiquiris que por lá encontrei!!!! Busquei no google para saber se esse era seu nome mesmo!!!! adorei

    =**

    ResponderExcluir
  4. A idéia do Blog foi fantástica meu amigo!
    Bom gosto, senso crítico, criatividade e argumentos vc tem de sobra.
    Quanto ao Tiquiri, vale frizar que ele é um bichinho que tem um mecanismo de defesa interessante pra fugir dos predadores. Ele simplismente solta o rabo!Enquanto os predadores se intertem com o rabo ele foge, depois nasce outro... (cultura inúltil mas ta valendo)


    bjs

    Kárisse

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Vivo em Roraima e aqui também tem tiquiris.

    ResponderExcluir